21
Mar
TeleAtlas revê modelo de negócio dos Pontos-de-Interesse
por pcdebolso gps
Se por um lado os fornecedores de mapas, entenda-se a TeleAtlas e a Navteq, tentam referenciar o maior número possível de estradas, ruas e vias de forma a oferecerem uma cobertura próxima dos 100% dos territórios em causa, por outro há a necessidade de fornecer soluções bem mais completas.

Neste caso os uma lista de Pontos-de-interesse bem recheada, como actualmente acontece com o NDrive da InforPortugal, por exemplo, para alguns utilizadores pode ser mais importante que as funções de navegação ou mesmo o aspecto da aplicação.
Ciente que a mais valia dos produtos de navegação passará inevitavelmente pela constituição de bases de dados cada vez mais completas e elaboradas, a TeleAtlas reviu a sua estratégia para este segmento criando uma loja on-line onde ela própria, assim como os seus parceiros, podem colocar à venda pacotes temáticos.

Esta abordagem abre uma janela de oportunidade a pequenas e médias empresas que podem basear o seu modelo de negócio na referenciação de locais de interesse e na produção de listas mais detalhadas e completas do que aquelas que são integradas no software de navegação base.
A TeleAtlas por seu lado passa a dispor de uma estrutura mais ágil que lhe permite oferecer conjuntos de dados mais actuais e mais extensos deixando de depender de parcerias exclusivas com certas entidades locais.

Para Portugal a TeleAtlas está a preparar uma base de dados de 125 000 pontos de interesse que brevemente estará à venda, tal como irá acontecer para muitos outros países.
Seja para navegar ‘cá dentro’, seja para aproveitar melhor as funções de navegação do seu dispositivo quando se encontra a viajar no estrangeiro, o novo modelo de negócio, principalmente quando associado à aquisição de mapas ‘á la carte’, pode ser uma óptima aposta.

Ficam a faltar os conteúdos referenciados no tempo, um pouco como já acontece com o módulo de Farmácias e Eventos do NDrive, onde não basta saber a localização do edifício mas saber ao certo qual o horário de funcionamento, que eventos estão em cartaz, etc.


Esta notícia já foi consultada 7840 vezes
 
 
Publicidade