7
Jan
Panasonic e Mozilla aliam-se para levar o Firefox OS às TVs
por Pedro Ivo Faria Panasonic , Firefox OS , gecko , Maple , Google TV
Entre Tablets, Smartphone e uma ampla gama de Wearables, as Smart TVs fo0ram praticamente esquecidas durante a CES 2014. Numa altura em que se discute o futuro da televisão e dos televisores, alguns dos principais players apresentaram as suas propostas para os próximos anos.



Para além da apresentação dos primeiros modelos da LG baseados no WebOS, também a Panasonic aproveitou a ocasião para dar a conhecer a parceria estabelecida com a Mozilla que resultará na criação de uma versão específica para televisores do Firefox OS.

Esta parceria, mesmo não trazendo nada de novo so segmento das SmartTVs, vem colocar uma plataforma aberta à disposição dos fabricantes e dar forma a uma solução global, independente das marcas, de se produzirem novos conteúdos e funcionalidades para um dos principais dispositivos de entretenimento doméstico. O primeiro modelo da Panasonic baseado no Firefox OS deverá ser apresentado ainda durante este ano.

A utilização de tecnoloogia Web nas SmartTVs não é nada de novo, na realidade os principais fabricantes - Samsung, LG, Philips, Sony, Panasonic e Toshiba - há muito que a usam nos seus modelos de gama média.alta e alta, mas o envolvimento da Mozilla vem dar uma garantia extra a quem procurar uma plataforma mais abrangente para os seus televisores.
Este não será sequer a primeira vez que a tecnologia da Mozilla é usada nos televisores uma vez que a empresa líder do mercado - a Samsung - há vários anos usa o Maple que não passa de uma versão revista e adaptada do Gecko 3.2 - o motor de rendering da Mozilla.

Com este anúncio a Google perde mais um potencial parceiro para a sua plataforma Google TV depois de ter visto a Samsung ter optado pelo Tizen e a LG pelo WebOS.
Esta notícia já foi consultada 17432 vezes
 
 
Publicidade