13
Mar
Portal pcdebolso.com disponível em versão móvel
por pcdebolso mobile
Com o crescimento do número de dispositivos capazes de aceder de uma forma aceitável à Internet móvel, seja através de redes Wireless ou das redes de comunicação 2G e 3G, era imperioso permitir o acesso aos nossos conteúdos a partir de um qualquer terminal ou PDA.





O atraso no lançamento da versão móvel, em relação ao formato destinado aos computadores de secretária, deve-se muito à vontade de continuar a oferecer uma solução rica e o mais completa possível sem abdicar de critérios tão importantes, quando se utiliza um telemóvel ou PDA, como a adequação ao espaço de ecrã disponível ou a compactação das páginas de forma a não obrigar a descarregar um enorme volume de dados.



Os primeiros alvos foram a formatação, que passou a ser baseada na disposição vertical dos elementos, e as imagens embebidas nas notícias, aconselhamento, testes ou outros módulos.
De pouco serviria ter uma interface ultra-light mantendo ao mesmo tempo, por exemplo, as imagens que foram originalmente pensadas para serem visualizadas num sistema de secretária com um ecrã de dimensões generosas.
Na versão móvel, onde deveria figurar uma imagem, é colocada uma indicação que lhe dará acesso à imagem original apresentada à parte. Assim poderá decidir que imagens quer e as que não quer ver.

Seguidamente havia que dar atenção ás páginas e conteúdos indexados nos motores de busca que na sua maioria se baseiam na versão Desktop.
Mais uma vez não faria qualquer sentido usar a versão móvel do Google, por exemplo, para vir a ser encaminhado para uma página que não se encontra formatada para o ecrã do dispositivo.
Ao resolver um problema na realidade resolveram-se dois: não há endereço específico para a versão móvel (basta usar o endereço www.pcdebolso.com) e qualquer referência externa será encaminhada para a página formatada em função do equipamento usado.
De qualquer das formas se quiser dar uma vista de olhos ao que o espera quando usar um dispositivo móvel poderá usar o endereço www.pcdebolso.com/mobile no seu computador de secretária.

Actualmente são suportados os dispositivos Windows Mobile mais recentes, tenham eles ecrã VGA, QVGA ou com resolução de 176x220 pixels.
Outros telemóveis, que não suportam na totalidade algumas das tecnologias de formatação utilizadas serão considerados num futuro próximo.

Esta notícia já foi consultada 9238 vezes
 
 
Publicidade