11
Jul
Google Open Spot, encontrar estacionamento da forma mais simples
por Pedro Ivo Faria android , redes sociais , Lifestyle
Há várias formas de se aproveitar os recursos que as redes sociais são capazes de criar. Podem ser usadas para dizer ao mundo o que nos vai na alma, para encontrar e comunicar com perfeitos estranhos a quem chamamos ‘amigos’, publicar o local onde nos encontramos ou simplesmente participar em projectos de cariz comunitários. O Open Spot da Google já está em funcionamento em algumas cidades norte-americanas, canadianas e holandesas e baseia-se no principio ‘ajudo-te hoje, ajudas-me amanhã’.



Este projecto pretende ajudar os condutores a encontrar um local para estacionarem ao identificar os espaços de estacionamento que estão vazios. Para alcançar esse objectivo a Google depende dos membros registados nesta comunidade, aos quais é pedido que indiquem que o local onde se encontravam estacionados vai ficar livre antes de arrancarem e o desocupar. Uma aplicação para Android determina se existem locais disponíveis no raio de 1.5 Km a partir do local onde o utilizador se encontra e oferece indicações sobre a sua localização.

A informação provém de uma base de dados comum com o local passa a ser referenciado com um código de cores, que vai do encarnado ao amarelo, dependendo do período de tempo que decorreu desde que a sua disponibilidade foi comunicada. Nos primeiros 5 minutos o local aparece como potencialmente disponível (encarnado), até aos 10 minutos como provavelmente desocupado (laranja) e até aos 20 minutos como dificilmente desocupado (amarelo). A partir dos 20 minutos o local é removido da base de dados.

Uma vez que o sucesso deste projecto depende da colaboração de muitos utilizadores, o que os obriga a gastar algum tempo a comunicar a disponibilidade do local, a Google estabeleceu um regime de pontuação em que cada utilizador recebe pontos pelos locais comunicados.

Esta notícia já foi consultada 2523 vezes
 
 
Publicidade