8
Abr
Nokia 306 e Nokia 311, os primeiros modelos da nova geração Meltemi?
por CVF
Não é só no segmento dos smartphones que a posição de liderança da Nokia foi tomada pela Samsung. Um pouco mais ‘abaixo’, nos feature phones, a companhia finlandesa tem perdido clientes para a Samsung muito devido à falta de telemóveis 100% tácteis e capazes de receberem dois cartões SIM.

Se a gama Asha baseada na plataforma S40 resolveu esta última questão, com os modelos dual-SIM a abundarem na oferta da Nokia, continuam a não existir telemóveis totalmente tácteis no segmento de gama média-baixa.
Para fazer face aos Samsung Star, Corby, Wave, Champ, etc, a Nokia está a preparar uma nova geração de dispositivos que estreará um novo sistema operativo criado a partir do S40, do MeeGo e até do Symbian.



O Meltemi servirá para dar forma a uma nova geração de telemóveis, que se situarão entre os smartphones e os feature phones tradicionais da Nokia, e que poderão ser uma alternativa aos modelos Android de baixo custo e aos Samsung e Huawei equipados com o Tizen.
Esta nova plataforma contará com três homescreens (como o Symbian ou o SHP da Samsung) especializados onde o utilizador poderá colocar atalhos e os contactos favoritos (primeiro), aplicações (segundo) e efectuar chamadas ou controlar o media player (terceiro).
Um sistema de notificações similar ao encontrado no Symbian Belle ajudará a gerir as principais funcionalidades do telemóvel (perfis, WiFi, Bluetooth, etc) e a dar acesso às listas de chamadas perdidas, mensagens recebidas, redes WiFi, etc.
A plataforma suporta ainda multi-touch para ampliar e reduzir o que está a ser mostrado no ecrã e swype para navegação no sistema operativo (como acontece no MeeGo).



Embora não exista ainda informação oficial dos novos modelos a lançar pela Nokia, já há referência a dois modelos (nos próprios sites da Nokia): o Nokia 316 e o Nokia 301.
O ponto mais marcante destes dois modelos, a nível de hardware, é mesmo o ecrã que terá uma resolução invulgar: 240x421 pixels, ou seja, mantém uma relação altura-largura similar à encontrada no Nokia N9, por exemplo.

Esta notícia já foi consultada 12181 vezes
 
 
Publicidade